Submissões

(Versão em formato .PDF)

 

Envio de trabalhos

1. A! é um projeto interdisciplinar que busca congregar esforços provenientes de diversas áreas em torno de dois eixos: arte contemporânea e arte na contemporaneidade. Assim, em sua ramificação acadêmica, está aberto a contribuições inéditas em formas de artigos e resenhas, independentemente de área acadêmica, instituição, ou titulação, desde que os eixos mencionados, os editais e as normas a serem aqui apresentadas sejam respeitados. Aceitamos trabalhos em português, inglês, francês e espanhol.   

1.1. Os trabalhos deverão ser enviados para o endereço arteedeselegancia@gmail.com para serem aceitos para avaliação.

1.2. O corpo do e-mail deve conter o resumo do trabalho e o campo ‘assunto’ deve ser preenchido com “trabalho acadêmico”.

1.3. Em anexo, devem ser enviados a contribuição do/a autor/a e os dados pessoais de forma separada. Dados exigidos: nome, instituição da qual faz parte, endereço de e-mail, nome do/a orientador/a do trabalho (se houver) e titulação (se houver). Link para currículo na plataforma Lattes é opcional. O arquivo contendo o trabalho deverá ser nomeado com o nome do próprio trabalho. O arquivo contendo os dados deve conter a palavra “Dados” mais o nome do trabalho (exemplo: “Dados – Reflexões sobre o fim da arte.odt”). Os dois arquivos devem ser enviados em formato .DOC ou .ODT.

Publicação

2.1. As contribuições recebidas serão avaliadas por 02 pareceiristas, sendo um/a terceiro/a consultado/a sempre que houver empate na avaliação.

2.2. O periódico terá publicações semestrais.

2.3. Cada edição contará com um número mínimo de 06 trabalhos e um máximo de 14, sem contar com resenhas. Apenas duas resenhas poderão ser publicadas por edição. Caso o número de contribuições aprovadas ultrapasse o limite máximo, será levada em consideração a ordem de recebimento dos trabalhos.

Formatação

3.1. Número mínimo de páginas: 08 para artigos e 02 (completas) para resenhas.

3.2. Formatação geral do texto: Deve ser empregada a fonte Times New Roman, tamanho 12, com parágrafos justificados e espaçamento 1,5 pt entre linhas. Espaçamento para notas de rodapé, citações com mais de 03 linhas e referências bibliográficas deve ser simples. Tamanho deve ser 10 para notas de rodapé e 11 para citações com mais de 03 linhas. Essas citações também devem ser destacadas com recuo de 1,5 cm e inseridas no texto sem aspas. O texto não deve conter caracteres não-latinos. Citações, nomes e expressões em idiomas que contenham tais caracteres devem ser transliteradas.

3.3. Resumo e palavras-chave: Os artigos devem conter resumo (de no máximo 200 palavras) e palavras-chave no idioma original e em idioma alternativo (francês ou inglês), em Times New Roman, tamanho 12, parágrafo único e justificado. As palavras-chave devem ser inseridas em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula.

3.4. Citações: A fonte de citações deve ser indicada em nota de rodapé ou no corpo do texto, logo após a citação, entre parênteses e antes do sinal de pontuação. Para acréscimos e supressões feitas pelo/a autor/a, devem ser usados colchetes. No caso de ênfase, o/a autor/a deve indicá-la logo após a chamada da citação e ainda entre os parênteses, usando expressões como ‘ênfase do/a autor/a’, ‘grifo do/a autor/a’, ‘grifo nosso’). Quando a citação for uma tradução feita pelo/a autor/a, isso deve ser indicado de forma semelhante (‘tradução nossa’, ‘tradução do/a autor/a’).

3.4.1. Sistema de chamada: A revista adota o sistema autor-data. Exemplo: (JAEGER, 2003, p. 79). Caso o nome do/a autor/a já seja mencionado na sentença na qual se encontra a citação, o sobrenome não deve figurar entre os parênteses.

3.5. Notas explicativas: A numeração dessas notas deve ser feita em algarismos arábicos e não deve ser reiniciada a cada página. As notas podem ser inseridas em rodapé ou no fim do trabalho (antes das referências).

3.6. Referências: Os elementos “essenciais” da referência são: autor/a, título, subtítulo (se houver), edição, local da editora, editora e data de publicação. Esses elementos devem ficar dispostos da seguinte forma:

DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar-comum: Uma filosofia da arte. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

3.6.1. No caso de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre endereço eletrônico, que deve ser indicado entre “<“ e “>” e precedido de “Disponível em:”, e sobre data e hora de acesso do texto, informações precedidas por “Acesso em:”. Essas informações devem ser inseridas após ano de publicação.